IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IBGE é a sigla para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se de um órgão público da administração federal brasileira, criado em 1934, responsável pelas estatísticas no país. Constituído na forma de fundação pública, através do Decreto-lei nº 161 de fevereiro de 1967, o Instituto passou a ser vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O IBGE possui um presidente, quatro diretorias, dois órgãos centrais e uma sede localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Suas principais atribuições estão relacionadas às geociências e estatísticas demográficas, sociais e econômicas, o que inclui a realização de censos e a organização das informações coletadas, que suprem às necessidades dos inúmeros segmentos da sociedade civil, assim como dos órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

O trabalho do IBGE é de grande importância para o desenvolvimento do país. A contagem da população, por exemplo, é um dado que influencia diretamente no repasse anual de verbas do FPM, realizado pela União. O fundo é determinado por vários outros fatores, no entanto a análise dos números populacionais fornecidos pelo Instituto são essenciais para a realização do cálculo do coeficiente para o repasse.