IBAMA

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

IBAMA é a sigla para Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Trata-se de um órgão federal responsável, basicamente, pelo controle, preservação, fiscalização e conservação da fauna e flora. Além de realizar estudos sobre o ambiente e conceder licenças para empreendimentos que possam impactar a natureza.

O instituto foi criado a partir da promulgação da Lei nº 7.735, em 22 de fevereiro de 1989. Quatro anos depois, em 1993, foi criado o Ministério do Meio Ambiente, órgão a qual o IBAMA está subordinado. Com isso, a gestão ambiental passou a ser integrada. Antes, havia várias áreas responsáveis por cuidar de questões que envolviam o meio ambiente, em diferentes ministérios e com diferentes posicionamentos.

A entidade encontra-se no imaginário do brasileiro como grande protetor do meio ambiente – consolidou a ideia de proteção e conservação ambiental, deu mais visibilidade e reforçou a preocupação com a natureza. Sua forte marca é reconhecida até mesmo onde a presença do Estado é incipiente. A própria instituição tem o dever de pressionar o governo, para aprovar leis, criar estatutos e penas mais rigorosas para crimes ambientais.