HTTP

Hypertext Transfer Protocol

HTTP é a sigla de Hypertext Transfer Protocol, em tradução livre para o português Protocolo de Transferência de Hipertexto. Trata-se de um protocolo de comunicação (na camada de aplicação que ocorre a interação micro-usuário) utilizado para sistemas de informação de hipermídia: sites da internet que usam a linguagem HTML. O HTTP é o método mais utilizado, desde 1990, para a troca ou transferência de informações na web – hipertexto (texto estruturado que utiliza ligações lógicas, hiperlinks). Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web (WWW).

Funciona como uma requisição-resposta no modelo computacional cliente-servidor. O cliente – navegador ou dispositivo que fará a requisição; também chamado de user agent – solicita tal recurso (resource), enviando um pacote de informações contendo alguns cabeçalhos (headers) a um URL. O servidor interpreta estas informações e envia uma resposta, que pode ser tanto um recurso quanto simplesmente um outro cabeçalho. Para que o protocolo HTTP consiga transferir seus dados pela Web, é necessário que os protocolos TCP e IP tornem viável a conexão entre clientes e servidores através de sockets TCP/IP.

Toda vez que você fizer uma requisição, é necessário a especificação de qual método será utilizado. Os métodos HTTP, também conhecidos com verbos, identificam qual ação que deve ser executada em um determinado recurso. Existem oito, mas apenas cinco deles são mais utilizados: Get, Post, Delete, Put e Head.