HIV

Human Immunodeficiency Virus

HIV é a sigla para Human Immunodeficiency Virus – vírus da imunodeficiência humana, em tradução livre para o português. Trata-se de um retrovírus (vírus com longo período de incubação) causador da Aids.

O HIV ataca o sistema imunológico – responsável por proteger o organismo de doenças- atingindo, essencialmente, os linfócitos T CD4+ (glóbulos brancos). Alterando o DNA de tais linfócitos, o HIV faz cópias de si mesmo e rompe mais células para continuar a infecção.

A contaminação tem origem na transferência de sangue, lubrificação vaginal, sémen, fluido pré-ejaculatório ou leite materno. Já as principais vias de transmissão são as relações sexuais sem preservativos, a partilha de seringas ou objetos pessoais contaminadas e entre mãe e filho durante a amamentação ou gravidez.

Ser portador do HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Por ser um retrovírus o período de incubação é longo, há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a síndrome da imunodeficiência. No entanto, podem transmitir o vírus a outras pessoas, que a depender da reação do organismo podem desenvolver a doença mais rapidamente. Por isso, é sempre importante reforçar a proteção em todas as situações de contaminação.