High Density Lipoproteins
HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que em tradução livre para o português significa Lipoproteínas de alta densidade. Também conhecido como o ‘bom colesterol’, o HDL funciona como uma faxineira: absorve os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo o excesso e transportando-o de volta ao fígado para que então seja eliminado.
A fama de ‘bom colesterol’ é explicada, uma vez que possuir níveis elevados deste tipo de lipoproteínas, pode se tornar em algo benéfico para o indivíduo, reduzindo assim os riscos de doenças do coração. Sabe-se que quanto maior o nível de HDL, melhor a proteção cardíaca. Portanto é recomendável manter as dosagens sempre em alta.
Apresentar concentrações de HDL menores que 60 mg/dl no sangue é considerado perigoso. O aconselhável é que o valor seja igual ou superior a 60 mg/dl. Há ainda variações conforme o sexo – no caso dos homens é considerado baixo se for inferior a 40 mg/dl, já entre as mulheres o valor é baixo se for inferior a 50 mg/dl.
As causas mais comuns para um índice de HDL baixo são, principalmente, uma alimentação rica em gorduras, não praticar exercícios físicos de forma regular, o hábito de fumar e a diabetes.