GSM

Sistema Global para Comunicações Móveis

GSM é a sigla de Global System for Mobile CommunicationsSistema Global para Comunicações Móveis, em tradução livre para o português. Trata-se de uma tecnologia, a mais popular do mundo, utilizada em celulares e outros aparelhos móveis.

Telefones GSM são usados por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países do globo. O sistema, onipresente, faz com que o roaming internacional seja algo comum através de ‘contratos’ entre operadoras de celular. A diferença do GSM para tecnologias anteriores é o fato do sinal e dos canais de voz serem digitais, o que significa dizer que a tecnologia é de segunda geração (2G).

A tecnologia surgiu nos anos 1980, com o intuito de oferecer serviços a baixo custo, como por exemplo, troca de mensagens de texto. A primeira versão evoluiu significativamente, atualmente o sistema conta com índices mais altos de transmissão de dados, além de chamadas de 3G.

Do ponto de vista do consumidor, a vantagem-chave do GSM é basicamente os serviços com baixos custos. Já a vantagem para as operadoras tem sido o baixo custo de infra-estrutura causada por competição aberta. Uma das principais desvantagens é que o sistema, baseado na rede TDMA, é considerado menos avançado que a concorrente CDMA.