GIF

Graphics Interchange Format

GIF é a sigla de Graphics Interchange Format, em tradução livre para o português – Formato para Intercâmbio de Gráficos. Trata-se de um formato de imagem, muito usado na WWW, e que foi lançado em 1987 pela CompuServe com o intuito de substituir o formato RLE (imagens preto e branco) com imagens coloridas. Em geral, o termo é pronunciado, em português, guif, com um ‘g’ duro.

Uma das propriedades do GIF é o intercalamento, que armazena as linhas da imagem fora de ordem de modo que a mesma seja identificada antes mesmo de ser totalmente baixada. Além disso, se tornou popular por conta da utilização de compressão de dados, que por ser eficiente, permitia que arquivos relativamente grandes fossem baixados num tempo razoável. Atualmente, o seu tamanho compacto favorece o seu uso na web, embora sua paleta de cores seja limitada (256 no máximo). Por conta desta limitação o formato é utilizado para armazenar ícones, pequenas animações ou imagens com áreas extensas de cores chapadas.

Um tipo específico de GIF bastante conhecido é o chamado GIF animado. Essa variante é composta por várias imagens, compactadas em um só arquivo. Basicamente são usados como emoticon em mensageiros instantâneos e para ilustrar sites na internet.