G20

Grupo dos 20

G20 é a abreviatura para Grupo dos 20. Trata-se de um grupo composto tanto pelas nações mais ricas e desenvolvidas do mundo (G7), quanto pelos chamados países emergentes: Brasil, China, Índia, Rússia, África do Sul, Coréia do Sul, Argentina, Austrália, México, Turquia, Arábia Saudita, Indonésia e União Europeia.

Formado pelos chefes dos bancos centrais e ministros de finanças das 19 maiores economias do mundo – além do Banco Central da União Europeia -, o G20 foi criado em 1999, após as recorrentes crises financeiras da década de 1990. Inicialmente, a principal proposta do grupo dos 20 era a de abrir espaço para um novo fórum de cooperação e consulta nas pautas pertinentes ao sistema financeiro – atualmente, o G20 analisa, promove e revisa a discussão entre os emergentes e os países mais ricos.

O grupo também visa favorecer a negociação internacional, possibilitando a integração do princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o potencial econômico de alguns países, que, juntos, somam 90 % do PIB mundial.