Forest Stewardship Council
FSC é a sigla para Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal, tradução livre para a língua portuguesa. Trata-se de uma ONG que atua, sem fins lucrativos e de forma independente, na promoção do manejo florestal responsável. Fundada no final da década de 1980, os primeiros grupos eram formados, essencialmente, por movimentos sociais e da sociedade civil, entidades ligadas ao mercado consumidor e organizações não-governamentais ambientalistas. O conselho tem a sua sede localizada na cidade de Bonn, na Alemanha, além de representações em mais de 70 países.
A iniciativa, que partiu de algumas instituições e da pressão da sociedade europeia, surgiu da necessidade de reduzir o desequilíbrio ambiental causado pelo crescimento desenfreado do consumo de madeira tropical pelo EUA e países europeus. Cientes da complexidade que envolve todo o setor florestal com questões econômicas, políticas, ambientais e sociais, o FSC propôs uma série de princípios e critérios, a fim de garantir o desenvolvimento sustentável e promover o bom manejo florestal.
No Brasil, a FSC foi criada em 1996 e, desde então, um grupo de trabalho articulou decisões até a formalização, em 2001, do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil).