FMI é a sigla de Fundo Monetário Internacional. Trata-se de uma organização internacional composta por 187 países membros, sendo 8 assentos permanentes (EUA, Japão, Alemanha ,França, Reino Unido, China, Rússia e Arábia Saudita). Sua sede fica localizada na cidade de Washington, D.C., Estados Unidos.
A organização iniciou suas atividades em 1944 na Conferência de Bretton Woods e em dezembro de 1945 foi formalmente criada por 29 países membros. Basicamente, o objetivo do FMI era ajudar e orientar a reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-guerra. Os países contribuíam com dinheiro através de um sistema de quotas, o FMI armazenava o capital e os membros com desequilíbrios econômicos (endividados) podiam pedir fundos emprestados a uma certa porcentagem de juros. Através desta e de outras atividades, o Fundo Monetário Internacional declara que seus objetivos, desde a fundação, são: promover a cooperação monetária entre os países do globo, facilitar o comércio internacional e a estabilidade financeira segura, promover a criação de emprego e crescimento econômico sustentável além de reduzir os níveis de pobreza no mundo.
Atualmente, o FMI tem sido muito criticado pois impõe medidas rigorosas de contenções de gastos públicos, não considerando o fato dos gastos serem investimentos. A organização também passa por algumas reformas que visam um melhor enquadramento de seus objetivos ao contexto internacional.