FIVB

Fédération Internationale de Volleyball

photoFIVB” é a sigla para “Fédération Internationale de Volleyball” que, numa tradução livre para o português, significa “Federação Internacional de Voleiboll”. Sua sede está localizada em Lausanne, Suíça, e é a instituição que coordena as atividades de voleibol em nível internacional.

Foi em 1947, em Paris, na França que a FIVB foi fundada. A possibilidade de criar um órgão internacional para coordenar o desenvolvimento do voleibol começou a ser discutida por algumas dentre as federações nacionais europeias no final da década de 40. Representantes de 14 países estiveram presentes nessas discussões iniciais, tais como a Bélgica, Brasil, Tchecoslováquia, Egito, França, Países Baixos, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Uruguai, Estados Unidos e Iugoslávia, onde um Congresso Constitutivo foi instituído, em 1947, e a entidade foi formada, entre 18 e 20 de abril, sendo Paul Libaud seu primeiro presidente.

A criação de um primeiro evento internacional de alto nível de voleibol, o Campeonato Mundial de Voleibol, era uma das principais metas estabelecidas no Congresso de 1947, atingida dois anos mais tarde. Em 1952 foi introduzida a versão feminina do torneio. O acréscimo do voleibol ao programa de esportes dos Jogos Olímpicos foi endossado em 1964, pelo COI. O número de federações filiadas à FIVB já havia pulado para 89 nesta época, e um novo evento internacional foi introduzido cinco anos mais tarde, o qual se tornaria em 1991 torneio qualificatório para as Olimpíadas, a Copa do Mundo.

A FIVB intensificou significativamente sua política de promover o esporte voleibol ao redor do mundo, após a eleição do mexicano Dr Rubén Acosta Hernandez para o cargo de presidente em 1984 e a aposentadoria de Paul Libaud, além de ter mudado sua sede de Paris, França para Lausanne, Suíça. Nesse sentido, foram tomadas diversas medidas, como uma série de mudanças nas regras do jogo com o objetivo de aumentar o interesse do público; a indicação do Voleibol de praia como esporte olímpico (1996) e o estabelecimento de torneios internacionais anuais (para os homens, a Liga Mundial, em 1990, e para as mulheres, o Grand Prix, em 1993). A FIVB atinge o número de 220 federações filiadas, em 2001.