FIBA

Fédération Internationale de Basketball

FIBA” é a sigla para “Fédération Internationale de Basketball” que, numa tradução para o português, significa “Federação Internacional de Basquete”. A FIBA é uma associação que regula e organiza o esporte mundialmente. Controla ainda os arbítros em nível mundial, fiscalizando a transferência de atletas entre países e especificando equipamentos, a FIBA também definiu as regras internacionais de basquetebol. Está organizada em cinco zonas continentais desde 1989: FIBA Oceania, FIBA Europa, FIBA Ásia, FIBA Américas e FIBA África e conta com 215 associações nacionais federadas.

Dois anos depois do esporte ser oficialmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), batizada como Fédération Internationale de Basketball Amateur, a associação foi fundada em Genebra em 1932. A Argentina, Checoslováquia, Grécia, Itália, Letónia, Portugal, Roménia e Suíça foram os oito membros fundadores. A federação nomeou James Naismith (1861-1939) como fundador do basquetebol e seu presidente honorário durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim.

Acontecendo de quatro em quatro anos, alternando com o ano em que se organiza as Olimpíadas, a FIBA organiza seu Campeonato Mundial Masculino desde 1950 e o Campeonato Mundial Feminino desde 1953. Para que os atletas da NBA pudessem participar dos Jogos Olímpicos, a partir de 1989, a FIBA passou a permitir a presença de profissionais em suas competições. Desse momento em diante o nome “amateur” foi retirado de seu nome, porém mantendo a abreviação FIBA. Foi transferida para Munique em 1956, retornando para Genebra em 2002. o atual secretário geral da FIBA é Patrick Baumann.