Fédération Internationale de l’Automobile
FIA é a sigla para Fédération Internationale de l’Automobile – Federação Internacional do Automóvel, em tradução livre para o português. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, criada oficialmente em 1904, que representa os interesses sobre usos de automóveis e automobilismo.
Em 1950, a FIA foi a responsável pela organização do primeiro campeonato internacional de automobilismo, a Fórmula 1. Em 1973 passou a organizar a WRC (categoria internacional de rali), em 1987 a WTCC (carros de turismo) e em 1997 criou seu campeonato de GT (Grand Turism).
A federação também é responsável pela inspeção e regulamentação dos circuitos (mistos, ovais e de rua) de acordo com suas normas: o plano de um circuito deve ter extensão máxima de 7 km (calculadas a partir do centro) e largura mínima de 12 metros; quanto ao grid de largada, cada posição deve ter 2,5 metros de largura e 12 metros de distância das posições anteriores (na F1 a distância deve ser de 16 metros); em curvas feitas a mais de 125 km/h os raios devem ser crescentes ou constantes.
O órgão mais poderoso da FIA é o Conselho Mundial de Automobilismo. A este órgão cabe decidir as regras e regulamentos dos vários campeonatos, desde o karting à F1. O conselho também é encarregado pelas considerações de propostas de comissões especialistas. Os membros são escolhidos pela Assembleia Geral da FIA – atualmente são 26, incluindo o presidente da federação e Bernie Ecclestone, o dono dos direitos comerciais da fórmula 1.