FGV

Fundação Getúlio Vargas

FGVFGV é a sigla para Fundação Getúlio Vargas. Trata-se de uma instituição privada de ensino, pesquisa e extensão. Fundada em 1944, o objetivo inicial era o de preparar e qualificar pessoal para a administração pública e privada do Brasil.

Primeira do Brasil e 35ª do mundo, a fundação está à frente de universidades como Cambridge, no Reino Unido, e Princeton, nos EUA. Além de aparecer em primeiro lugar em rankings que apontam as instituições que mais influenciam políticas públicas na América Latina.

Em 1944, ano do surgimento da FGV, o Brasil já esboçava as bases para o crescimento econômico que se confirmaria nas décadas seguintes. Prevendo o desenvolvimento do país, a fundação expandiu seu foco de atuação e, do campo exclusivo da administração, passou a atuar nas ciências sociais e econômicas. Rapidamente a instituição tornou-se sinônimo de centro de qualidade e excelência nas áreas da pesquisa e da informação.

O pioneirismo e a ousadia da FGV perpetuou-se durante as décadas seguintes com a criação da graduação e a pós stricto sensu em administração, assim como a pós-graduação em economia, psicologia, educação e ciências contábeis. A fundação também lançou as bases, através da elaboração do balanço de pagamento, dos índices econômicos e das contas nacionais, para uma economia bem fundamentada. Para tal, a instituição estimula e investe na pesquisa acadêmica, reconhecida nacional e internacionalmente, e realiza, ainda, trabalhos para a iniciativa privada, o setor público e órgãos internacionais, como o Banco Mundial.