FGTS

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Logo do FGTSFGTS é a sigla de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O benefício foi criado em 1966 e é regulado pela Lei nº 8.036/90 e pelo Decreto 99.684/90. É um Fundo destinado ao trabalhador e recolhido mensalmente do seu salário. O Fundo é uma maneira de garantir o futuro do trabalhador brasileiro, e para ter acesso ao FGTS basta depositar mensalmente um percentual do quanto você recebe. Não é preciso ter carteira assinada. Trabalhadores rurais, autônomos e com renda variável também podem ter acesso ao Fundo.

O Fundo de Garantia pode ser retirado em casos de encerramento do contrato do trabalhador, seja em caso de demissão por culpa recíproca sem justa causa ou por expiração do contrato de trabalho. Além disso, também pode ser sacado se algo acontecer à empresa ou filial na qual se trabalha, um desastre natural afetar a área de sua residência ou em caso de doenças graves. O dinheiro do FGTS pode ser acessado pela família caso o titular morra.

O FGTS é também um bom meio de se conseguir quitar ou amenizar um financiamento de imóvel. Para usá-lo em financiamento habitacional, o titular não pode possuir nenhum outro imóvel ou financiamento em seu nome, e o preço da habitação não pode ultrapassar o limite definido pelo estado de compra.