Eletronic Publication
“EPUB” é a sigla para “Eletronic Publication” que, numa tradução livre para a língua portuguesa, significa “Publicação Eletrônica”. Criado por um consórcio de empresas como Sony, Adobe, McGraw-Hill e outras, o EPUB é um padrão internacional de formato eletrônico para e-books. Este padrão, que é compatível com diversos modelos de equipamento, foi criado pelo IDPF (International Digital Publishing Forum).
Visualizados em PCs, smartphones, e também em e-readers, os EPUB’s são livros digitais. Estes documentos não devem ser associados à obras disponíveis em PDF’s, odt., doc. ou qualquer outro formato disponível na internet. Estes formatos carregam a fragilidade referente a limitação de leitura extensas, embora, até o presente momento, sejam utilizados para leitura de livros.
A criação e aprovação da indústria do livro por este padrão levaram quase 10 anos de pesquisas. O EPub nasceu oficialmente em setembro de 2007, justamente em função desta limitação, com o seu enorme diferencial no formato: ser composto de um padrão aberto, como também ter compatibilidade com diversos dispositivos.
Independente do tamanho e/ou formato do visor, um documento elaborado em EPUB proporciona um boa leitura visual em qualquer aparelho. Permitindo a adaptação do texto conforme as necessidades do hardware, o mesmo apresenta recursos como redução ou aumento do corpo da fonte, tamanho da página.