EPI

Equipamento de Proteção Individual

Diversos equipamentos de proteção individualEPI é a sigla de Equipamento de Proteção Individual. São classificados como EPI os equipamentos e dispositivos utilizados pelo trabalhador que têm a função de protegê-lo dos riscos que sua atividade profissional oferece à sua segurança e saúde.

É importante ressaltar que os EPI nunca devem ser adotados como substitutos dos EPC. Na realidade, o ideal é que os EPC sejam capazes de garantir a segurança de todos no ambiente de trabalho. Somente quando eles não oferecem proteção suficiente é que os EPI se fazem necessários e obrigatórios. Conforme estabelece a NR 6, é dever do empregador fornecer gratuitamente aos seus funcionários equipamentos de proteção individual adequados aos riscos a que eles estão expostos enquanto trabalham. Os EPI fornecidos devem estar em prefeito estado de conservação e funcionamento.

A depender da atividade desempenhada pelo empregado e dos riscos inerentes a ela, os EPI podem ter como finalidade a proteção auditiva (protetores auriculares e abafadores de ruídos), proteção respiratória (máscaras e filtros), proteção visual e facial (óculos e viseiras), proteção de cabeça (capacetes), de mãos e braços (luvas e magotes), de perna e pés (botas, sapatos e botinas) ou proteção contra quedas (cintos de segurança e cinturões). Em períodos de implementação de medidas coletivas de segurança e situações de emergência, o uso de EPI também se faz obrigatório.