Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante
EFOMM é a sigla para a “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante”. Para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, a EFOMM é um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, uma Universidade do Mar. Para a América Central, América do Sul e Parte da África, o Brasil atende como referência, comprovando a profissionalidade do Oficial brasileiro no mercado.
Os cursos de Náutica e de Máquinas são as duas modalidades oferecidas pela EFOMM, nos quais são formados os Oficiais. Os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos, tanto no curso de náutica quanto no de máquinas. Sendo desenvolvido em oito semestres, o curso é composto por dois períodos: O Período Acadêmico, dividido em dois semestres, com dedicação exclusiva do aluno e estruturado em um sistema serial anual, composto de seis semestres letivos em regime de internato; e o Período de Estágio, cumprindo estágio supervisionado, compreendendo um semestre embarcado para o curso de Máquinas, e dois semestres embarcado para o curso de Náutica.
De acordo com a legislação em vigor, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, após a declaração de Praticantes. Passam a ser regidos pelo Regimento Interno dos Centros de Instrução e pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM), como alunos civis. Ao fim do curso, o aluno passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente, e será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior).