ECT

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

ECT é a sigla de Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ou, simplesmente, Correios.Trata-se de uma empresa pública federal, principal responsável pelo andamento do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.
Logo do Correios
Os Correios tiveram sua origem em 25 de janeiro de 1663. Com o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 a Diretoria Geral dos Correios funde com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT só foi criada em 20 de março de 1969, como uma empresa pública e vinculada ao Ministério das Comunicações. A mudança não representou apenas na troca do nome, mas sim, foi seguida por uma transformação no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficaz. Vários serviços foram incorporados às competências da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, telegramas e selos, os serviços de encomendas expressas, pertencentes à família Sedex, são os destaques.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela empresa que mais emprega no país, sendo a única a estar presente em todos os municípios, com unidades próprias ou franqueadas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios ampliou seu campo de atuação e dotou-se de ferramentas modernas de gestão. Diversos produtos e serviços podem ser adquiridos pela internet, por exemplo.

A empresa realiza ainda uma importante função de integração e de inclusão social. A presença dos Correios em todo o território nacional e a sua capacidade logística facilitam tal desempenho e vocação social. A ECT cumpre com as demandas governamentais e da sociedade de inúmeras maneiras, dentre as principais ações estão: os centros culturais, patrocínios culturais, o banco postal, dentre outros.