Escritório Central de Arrecadação e Distribuição
Ecad é a sigla para Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Trata-se de uma instituição privada, sem obtenção de lucros, instituída pela Lei 5.988/73 e mantida pela Lei Federal 9.610/98 e 12.853/13. O principal objetivo do órgão é centralizar o recolhimento e distribuição de direitos autorais de execução pública musical.
Referência na área em que atua, o órgão dispõe de um dos mais avançados modelos de arrecadação e distribuição do mundo. Quanto a administração, a gestão profissionalizada e premiada é composta por nove associações, que representam os inúmeros titulares de obras musicais (compositores, editores nacionais e estrangeiros, intérpretes, produtores e músicos) filiados a elas. No Brasil, a sede do Ecad encontra-se na cidade do Rio de Janeiro, há ainda 34 unidades arrecadadoras nas principais capitais, 46 escritórios de advocacia terceirizados e 76 agências credenciadas que atuam, essencialmente, no interior do país.
Com o moderno modelo do Ecad, nos últimos cinco anos, a distribuição de direitos autorais cresceu 160% e segue, cada vez mais, beneficiando compositores e artistas. O resultado positivo foi fruto de uma estratégia que visava a conscientização dos usuários de música, uma maior cobertura e atendimento, a recuperação de usuários inadimplentes, além da assinatura de novos contratos.