DST

Doenças Sexualmente Transmissíveis

DST é a sigla de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Trata-se de patologias, antigamente conhecidas como doenças venéreas, infecciosas que se transmitem, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia, sífilis e a AIDS.

Algumas DST’s podem não apresentar sintomas e isso requer prevenção – procurar o serviço de saúde no caso de sexo sem camisinha, por exemplo. Tais doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem avançar para complicações mais graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST. Entretanto, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de tais doenças. Alguns grupos, principalmente os mais religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade conjugal poderiam evitar a disseminação de tais doenças.

Outra forma de infecção é pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas. No caso da aids e da sífilis a transmissão também pode ocorrer através de uma mãe contaminada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez.