DNS

Domain Name System

DNS é a sigla para Domain Name SystemSistema de Nomes de Domínios, em tradução livre para a língua portuguesa. Trata-se de um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. A internet é composta por diversas sequências numéricas, porém é praticamente impossível memorizar cada um deles e digitar 173.194.42.191 sempre que quiser acessar a home do Google Graças ao DNS você pode digitar www.siglaseabreviaturas.com na barra de endereços do seu navegador, ao invés de uma série de números e pontos.

Existem duas maneiras de acessar uma página na internet: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP nos quais ela está hospedada, lembrando que não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. O DNS faz, basicamente, o trabalho de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor. Para que o sistema funcione corretamente, é preciso ter uma coordenação global. A organização responsável em escala mundial é a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes de Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando normalmente.

Algumas vezes encontramos os servidores DNS do provedor de internet com problemas de segurança ou congestionados. Usar um bom servidor significa que sua navegação pode ficar mais segura e rápida. Muitos serviços disponibilizam tais recursos, como detecção de sites falsos ou infectados.