Ácido Desoxirribonucléico
DNA é a sigla de deoxyribonucleic acid – ácido desoxirribonucléico, em tradução livre para o português. Trata-se de um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. O principal papel do composto é o de armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA (ácido ribonucléico).
A estrutura molecular de um DNA foi descoberto conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, nove anos depois os cientistas foram premiados com o Prêmio Nobel de Medicina.
Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são chamados de genes, todo o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A molécula é composta por uma fita dupla de nucleotídeos – divididos em quatro subunidades. As fitas se unem através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Já as cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais grupos de fosfato e uma base nitrogenada – localizadas no interior da hélice.
As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina, citosina, guanina e timina. As bases citosina e timina são chamadas de pirimidinas, e as bases adenina e guanina, chamadas de purinas.
O DNA de cada indivíduo é exclusivo, com exceção apenas de gêmeos univitelinos, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma materna e outra paterna. Para saber a paternidade de uma criança, por exemplo, o teste de DNA é o mais indicado para confirmar a origem genética.