DMC

Devil May Cry

DMC-logoDMC é a sigla para Devil May Cry – demônio deve chorar, em tradução livre para a língua portuguesa. Trata-se de uma série de jogos eletrônicos de Hack and Slash – tipo de jogo que enfatiza o combate corpo-a-corpo e com armas. Originalmente criado por Hideki Kamiya e distribuído pela Capcom, o game seria, inicialmente, uma sequência da franquia Resident Evil, mas como os jogos não eram tão semelhantes preferiu-se reaproveitar o projeto em uma nova série.

O enrendo gira em torno de Dante (protagonista), que trabalha como exterminador de demônios. Filho de um demônio (Sparda) com uma humana (Eva), Dante, devido a sua ascendência demoníaca, possui algumas habilidades e poderes sobrenaturais. O seu irmão gêmeo, Vergil, que aparece no terceiro jogo da série como um personagem jogável, é o principal antagonista. Quanto a jogabilidade, esta se baseia em derrotar inimigos suscitando grandes sequências de ataques; o tempo também é peça chave, juntamente com os itens coletados e utilizados no decorrer do jogo.

Sempre elogiada por trazer ótimas trilhas sonoras, enredos envolventes e uma jogabilidade inovadora, a franquia é considerada o carro-chefe do gênero Hack n’ Slash. Os três primeiros jogos foram um sucesso tanto de público (milhões de cópias vendidas) quanto de crítica especializada, o que levou à criação de um anime, novelas, quadrinhos, guias, publicações, coleções e uma variedade de figuras de ação.