DLC

Downloadable Content

DLC é abreviatura de Downloadable Content – “conteúdo para download” numa tradução livre para o português. Um DLC é um conteúdo adicional que varia de jogo para jogo que pode significar novidades em personagens, mapas, roupas e até modos de jogo diferenciados, como acontece em BioShock Infinite com “Clash in the Clouds”. Normalmente, os DLC’s são pagos e mesmo o fator econômico sendo um agravante, o objetivo dos desenvolvedores é manter o usuário jogando um game pelo maior tempo possível. Independente de terminar a campanha tradicional do jogo, o gamer terá também novos desafios a cumprir.

A história dos DLCs nasce ainda em 1997, num jogo de computador da Cavedog que, a cada mês, oferecia novos conteúdos adicionais. Já nos consoles, o Dreamcast foi o primeiro a suportar DLCs online, mas ainda em tamanho bem limitado. A popularização se deu mesmo no Xbox, quando a Microsoft começou a oferecer uma série de variados conteúdos extras para seus jogos e a maioria ainda de graça. Com a chegada do Xbox 360, a empresa integrou ainda mais esse conteúdo criando o sistema de pontos (Microsoft Points) e o uso de códigos de cartões. Foi a partir desse sistema que a venda de DLC’s se tornou popular entre os desenvolvedores.

Os DLCs mais famosos são mesmo em jogos de luta, como Mortal Kombat, de aventura, como GTA 5 e The Last of Us, além dos FPS como CoD e Battlefield.