DJ

Disc Jockey

DJ é a sigla para disc jockey – disco-jóquei, em tradução livre para o português. Trata-se de um profissional que seleciona e reproduz as mais diferentes composições, previamente gravadas em estúdio ou produzidas na hora para um determinado público, nas rádios, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (boates, bares e danceterias).

Originalmente o termo foi utilizado para descrever a figura do locutor de rádio que tocava música através dos discos (LP e mais tarde os CD’s), o que já não é tão comum. O conceito foi sendo moldado significativamente com o avanço de novas tecnologias e com as mudanças na recepção e consumo do público. Hoje, um notbook junto a mesas de mixagens são ferramentas essenciais para um DJ. Para os iniciantes, existem softwares que proporcionam a experiência de ser um DJ.

Diante de inúmeros fatores envolvidos na profissão (composição escolhida, público alvo, setlist, o meio e a desconstrução do som, dentre outros) há diferentes tipos de DJs, que adotam estilos distintos e que agradam a diferentes tipos de público. A nível mundial, alguns dos DJs mais famosos são: David Guetta, Tiesto, The Chemical Brothers, Moby e Paul Oakenfold. No Brasil, os destaques são: Mario Fischetti, Gui Boratto e Tiko’s Groove.