COPOM

Comitê de Política Monetária

Copom é a sigla de Comitê de Política Monetária. Foi criado em junho de 1996, é uma parte do Banco Central do Brasil que tem como objetivo indireto o controle da inflação. Sua responsabilidade mais conhecida é a definição da taxa básica de juros, a taxa Selic. Fazem parte do Copom os oito membros da alta diretoria do Banco Central, incluindo o seu presidente. Alguns membros de outros setores também participam das discussões, como o assessor de imprensa.

O Comitê de Política Monetária teve como inspiração modelos já adotados pelos bancos centrais dos Estados Unidos e da Alemanha. Além disso, o Banco Central da Inglaterra e o Europeu também instituíram o seu comitê. Essa prática tem como benefício a facilitação das decisões, e a melhoria comunicação e transparência com a sociedade.

Desde 2006, as reuniões ordinárias do Copom acontecem oito vezes ao ano. As datas destas reuniões são divulgadas no ano anterior, até outubro. Todas as informações das reuniões e das decisões são publicadas pelo próprio Banco Central em seu site. O Comitê também se responsabiliza por divulgar a cada trimestre o “Relatório de Inflação”, que contém informações sobre a situação financeira e econômica nacional. O relatório é divulgado em dois idiomas, português e inglês.