CONAR

Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária

conar-siglasCONAR é a sigla para Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Trata-se de uma organização criada, essencialmente, para regular e evitar a veiculação de campanhas e anúncios com conteúdos ofensivos, abusivos, enganosos ou que desrespeitem, entre outros, a leal concorrência.

Ao contrário do que a maioria costuma pensar, o CONAR não é uma ‘polícia’ da publicidade – não pode multar, não manda prender, não pode ordenar devolução de dinheiro ao consumidor e nem mandar trocar produtos. A missão do conselho é assegurar a ética no mercado publicitário e, neste campo, o máximo que a entidade pode fazer é corrigir desvios e deficiências nos anúncios, assim como evitar que aconteça excessos por parte dos anunciantes.

Desde a sua fundação em São Paulo, em 1950, o CONAR já instaurou mais de 7 mil processos éticos e promoveu inúmeras conciliações entre associados. Até então, nunca foi desrespeitado e, nas poucas vezes em que foi questionado, saiu-se vitorioso. Longe de ser uma organização conservadora, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária apresenta-se como um tribunal capaz de assimilar as mudanças da sociedade.