CGH

Aeroporto de São Paulo/ Aeroporto de Congonhas

Vista parcial da pista do Aeroporto de CongonhasCGH é o código IATA do Aeroporto de São Paulo. Seu código ICAO é SBSP. Também é chamado de Aeroporto de Congonhas, nome dado em homenagem a Lucas Antônio Monteiro de Barros, primeiro governante da Província de São Paulo após a independência do Brasil. Ele detinha o título de Visconde de Congonhas do Campo, sua cidade natal, situada em Minas Gerais.

O Aeroporto de Congonhas foi inaugurado em 1936. Localizado a aproximadamente 11 km do centro da capital paulista, no bairro de Vila Congonhas, distrito de Campo Belo, é o terceiro aeroporto do Brasil em movimento de passageiros e o segundo em número de aeronaves. Por estar em uma região central da segunda maior metrópole da América Latina, Congonhas é tido como o aeroporto executivo do Brasil.

A localização do CGH foi escolhida com base nas condições naturais do local, que além de oferecer boa visibilidade, boas condições de drenagem e um amplo espaço plano disponível, tinha altitude suficiente para não ser atingido pelas cheias do Rio Tietê. Na época de sua construção, o Aeroporto ficava distante da região central de São Paulo, mas a cidade foi envolvendo-o à medida que crescia, e hoje avenidas e edifícios o cercam.

Em 17 de julho de 2007, Congonhas foi cenário de um acidente com o vôo JJ 3054 da TAM, no qual morreram 199 pessoas. Uma aeronave modelo Airbus A320, que havia partido de Porto Alegre com destino a São Paulo, tocou a pista e a percorreu inteira sem conseguir parar. O avião continuou em alta velocidade, atravessou a Avenida Washignton Luís, situada ao lado do Aeroporto, e só parou ao chocar-se contra um prédio onde a TAM mantinha um depósito. O trágico desfecho foi a explosão da aeronave, seguida de um incêndio. Havia 187 pessoas a bordo. As outras 12 vítimas fatais foram atingidas no solo.