Código de Endereçamento Postal
CEP é a sigla de Código de Endereçamento Postal. Criado com o propósito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondências, o código foi criado e desenvolvido pelas administrações postais. A ECT, por exemplo, é livre para criar o código que melhor se adapte à realidade logística e administrativa do Brasil – para facilitar optou por dividir o país em 10 regiões postais. O CEP pode estar relacionado a uma região, um bairro específico, ou até mesmo o prédio do destinatário da correspondência.
O CEP é uma informação essencial na correspondência, pois identifica todos os detalhes do endereço. Existem diversos tipos, uns são simplesmente numéricos, outros misturam letras e números – por exemplo o código postal britânico. No Brasil, o número é formado por oito algarismos, que sinalizam o local de destino, facilitando a entrega.
A estrutura do código postal brasileiro possui uma orientação geográfica, hierarquizada e classificada conforme o tipo de destinatário. Inicialmente há a divisão entre os municípios, com relação a correspondências endereçadas à pessoas comuns: os que possuem CEP único para todos os logradouros (variam-se seus 5 primeiros dígitos e mantêm-se o sufixo 000) e os que possuem faixas de CEP para cada logradouro (variam-se seus prefixos e sufixos).