Cidade de Deus
CDD é a sigla para Cidade de Deus. Trata-se de um bairro, originário de um conjunto habitacional localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Desmembrado de Jacarepaguá, a CDD faz limite com Gardênia Azul, Freguesia e Taquara.
Construída em 1960, como parte da política de realocação de favelas, pelo governo de Carlos Lacerda, a Cidade de Deus, atualmente, possui cerca de 40 mil habitantes. O bairro, um dos mais pobres do Rio de Janeiro, apresenta indicadores sociais entre os mais preocupantes. Seu IDH, segundo o censo do IBGE no ano 2000, era de 0,751, o 113º entre 126 regiões estudadas.
Em 2002, o sucesso de crítica e público do filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, colocou o bairro em pauta nos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo. A exposição midiática só reforçou o estigma de comunidade perigosa e violenta, além de favorecer o preconceito e a discriminação. No entanto, o bairro, desde a década de 1980, segue com várias associações de moradores, agremiações esportivas, movimentos negros, grupos de teatro, rádios comunitárias, escolas de samba, revistas e igrejas atuantes.