Compact Disc Read-Only Memory
CD-ROM é a sigla para Compact Disc Read-Only Memory – Disco Compacto Memória Somente de Leitura, em tradução livre para o português. Foi desenvolvido em 1985, no mesmo ano, a Sony e a Philips estabeleceram normas de regulação.
O termo compacto deve-se ao seu tamanho em relação aos padrões vigentes, já a ‘memória apenas para leitura’ deve-se ao fato do conteúdo armazenado poder apenas ser lido e nunca alterado.
Os CD-ROM podem armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde dados comuns, como vídeo e áudio, ou mesmo conteúdo misto. Os leitores de áudio só interpretam um ROM, caso este contenha áudio. Na liga metálica que cobre uma das faces do disco, degraus microscópios, intercaladas com espaços (sem ação do laser), são impressos de forma contínua e em espiral, desde o centro até o limite exterior. Tais depressões e espaços, correspondem a 0s e 1s – dígitos binários ou bits – que são posteriormente codificados em informação pelos reprodutores de CD-ROM.
Existem outros tipos de discos, como o CD-R e o CD-RW, que permitem ao usuário normal fazer a suas próprias gravações uma, ou mais vezes, respectivamente, caso possua um computador com o hardware e software necessários.