Comércio de Componentes Eletrônicos
CCE é a sigla para Comércio de Componentes Eletrônicos. Trata-se de uma empresa brasileira, fundada em 1964, com o objetivo de comercializar e importar componentes eletrônicos. Em 1971, a CCE passou a fabricar equipamentos completos e mais recente, em 2012, passou a fazer parte do grupo Lenovo.
Com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus, em meados da década de 1970, a CCE passou a produzir a sua primeira linha de aparelhos eletrônicos. Já na década de 1980, a empresa se consolidou no mercado e ganhou a casa dos brasileiros. Embora os produtos da CCE, até hoje me dia, carreguem um status de inferior em relação aos seus concorrentes, a vantagem do preço acessível e os equipamentos conjugados (rádio-gravadores e rádios-relógios) fez com que a marca atingisse o primeiro lugar em vendas no mercado de áudio.
Em setembro de 2012, 100% das ações da empresa, cerca de R$700 milhões, foram adquiridas pela empresa chinesa Lenovo. Após a negociação, a CCE modernizou seus produtos e passou a produzir tablets, smartphones e computadores de primeira linha.