Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
“CADÚNICO” é a abreviatura para “Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal“. Afim de permitir que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população, o CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. situação de trabalho e renda, identificação de cada pessoa, escolaridade, características da residência e outras informações como esta são registradas nele.
A seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como a Bolsa Verde, o Programa Minha Casa Minha Vida, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Programa Bolsa Família, entre outros, se dá exclusivamente através do CadÚnico, que se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para isso, a partir de 2003. Os governos estaduais e municipais também podem utilizar do CadÚnico para a seleção de beneficiários de programas ofertados por eles.
O governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal compartilham a responsabilidade da execução do CadÚnico. A Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único, e em nível federal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é o gestor responsável.