BNDES é a sigla para Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Trata-se de uma instituição estatal, com sede na cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal é financiar, a longo prazo, investimentos em segmentos de âmbito social, econômico, regional e ambiental.
Criado através da Lei nº 1.628, de junho de 1952, o BNDES sempre foi destaque no apoio à infraestrutura, indústria, agricultura e comércio, oferecendo condições para empresas de pequeno, médio e grande porte. O banco também segue implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas, essencialmente, para a agricultura familiar, educação, saúde, transporte público e saneamento básico.
Em junho de 1971, o BNDES, foi modificado pela Lei nº 5.662 – antes o seu nome não contia o termo ‘social’ (BNDE) e a empresa era uma autarquia federal que tinha personalidade jurídica própria e autonomia administrativa. Com a transformação a empresa passou a ser pública, com patrimônio próprio e de personalidade jurídica de direito privado.
Em seu planejamento mais recente, o empresa elegeu a inovação, o desenvolvimento socioambiental, local e regional como os aspectos mais essenciais do fomento econômico no atual contexto, e que devem ser enfatizados e promovidos em todos os empreendimentos apoiados pelo banco.