Bicycle MotoCross
BMX é a sigla de Bicycle MotoCross — Bicicross, no Brasil . Trata-se de um esporte praticado com bicicletas especiais, que surgiu no final da década de 1950 na Europa e se popularizou na Califórnia (EUA) no começo dos anos 1960.
O esporte surgiu, sem maiores pretensões, a partir de uma brincadeira de criança. Grupos de garotos de até 15 anos
imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Algum tempo depois, a garotada ganhou as ruas e começou a criar manobras com suas bicicletas. As primeiras manobras foram inventadas por pilotos mundialmente famosos como Bob Haro e R.L. Osborn.
O BMX se divide em duas modalidades: o BMX Racing e o BMX Freestyle. O Racing é mais focado na parte de corrida, em que o atleta tem que completar o percurso no menor tempo. Já no modo Freestyle, o indivíduo anda livremente e faz diversos tipos de manobras. Não é levado em conta o tempo que ele utiliza, mas sim a dificuldade das manobras executadas. O estilo livre conta com suas próprias modalidades, que diferenciam-se pelo local e a forma como são executadas as manobras.
Para quem participa de competições, o BMX pode ser um esporte profissional, e já está entre os que mais crescem no mundo. Para a maioria dos praticantes, é mais um estilo de vida.