BIOS

Basic Input/Output System

BIOS é a sigla para Basic Input/Output System – Sistema Básico de Entrada/Saída, em tradução livre para o português. Trata-se de um programa, responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, pré-gravado em um firmware (memória permanente) e executado por um computador. Armazenado num chip ROM (nas placas mães produzidas até 1990), e Flash ROM (memória flash, em placas mais recentes).

O termo surgiu com o uso do sistema operacional CP/M, que normalmente tinham apenas um boot loader na ROM. O BIOS lidava diretamente com o hardware e descrevia a parte do sistema carregada durante a inicialização. A maior parte das versões do DOS tem um arquivo chamado ‘IBMBIO.COM’ ou ‘IO.SYS’ que são comparáveis ao disco CP/M BIOS.

Dentre as suas múltiplas funções o papel mais importante do BIOS é a inicialização (carregamento) do sistema operacional. Assim que o computador é ligado o microprocessador busca executar a sua primeira instrução, e como não é possível obter tal instrução do sistema operacional, pois o mesmo se localiza no disco rígido, é o BIOS que assume essa responsabilidade.

É muito comum o uso da expressão ‘a BIOS’, até mesmo entre os profissionais de informática, no entanto, o correto é utilizar-se ‘o BIOS’, isso porque ‘sistema básico de entrada/saída’ é um termo masculino.