BAFTA

British Academy of Film and Television Arts

BAFTA” é a sigla para “British Academy of Film and Television Arts” que, numa tradução livre para o português, significa “Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão”. A excelência de trabalhos realizados em cinema, televisão, filmes e em outros meios audiovisuais são premiados pela academia britânica anualmente.

A sua jocosa denominação de Oscar Britânico é um indicativo da importância do BAFTA como meio de reconhecer profissionais de cinema, televisão e artes audiovisuais, como atores, diretores, produtores e outros. É a segunda maior premiação da história do cinema, e sua exigência e rigidez em suas análises de méritos precedem sua fama.

Tendo como seu primeiro presidente o diretor David Lean, os primórdios do BAFTA consistem numa modesta academia fundada em 16 de abril de 1947, na cidade de Londres, pelos grandes nomes da indústria cinematográfica britânica. Os profissionais que haviam contribuído com sua criatividade e profissionalismo para o desenvolvimento do cinema e das artes áudio-visuais no Reino Unido eram os principais objetivos de reconhecimento dessa formação.

Abarcando os melhores profissionais em cada categoria, tanto do Reino Unido como dos demais países, os membros participantes são os expoentes do cinema, televisão e vídeo-games. Demonstrando o caráter sério e democrático da academia no seu intuito fundamental, nos últimos anos, tem-se assistido a um considerável aumento no número de membros, cerca de 6500 atualmente.