Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
APAE é a sigla para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Trata-se de uma associação que, além de lidar com pais e familiares de pessoas excepcionais, atende toda a comunidade com ações de prevenção e tratamento do indivíduo com deficiência, promovendo ao mesmo uma melhor qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento.
As APAEs surgiram na cidade do Rio de Janeiro, em dezembro de 1954, na ocasião da visita ao Brasil de uma diplomata norte-americana e mãe de uma criança portadora de síndrome de down. Inspirados no depoimento da estrangeira, um grupo de pais, professores, médicos e amigos de excepcionais, fundou a primeira associação. De 1954 a 1962, outras cidades ganharam APAEs e pela primeira vez no país era discutido a questão do indivíduo portador de deficiência.
Caracterizada por ser uma associação filantrópica, de caráter assistencial, educacional e cultural, a APAE tem sede e fórum em Brasília e como símbolo adotou a figura de uma flor acompanhada por duas mãos em posição de proteção e amparo.