AIDS

Acquired Immunodeficiency Syndrome

AIDS é a sigla para Acquired Immunodeficiency Syndrome – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em tradução livre para o português. Trata-se do estágio mais avançado da doença provocada pelo vírus HIV.

O HIV enfraquece o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta de tais linfócitos diminui o poder de defesa do organismo contra doenças oportunistas. O vírus pode ser transmitido pelo sangue, secreções ou pelo leite materno. O portador do HIV, mesmo sem apresentar sintomas, pode transmitir o vírus, ou seja, é essencial o uso de preservativos em todas as relações sexuais.

No entanto, você pode conviver normalmente com uma pessoa portadora do HIV ou da Aids – pode abraçar, beijar e dividir o mesmo espaço físico sem medo de ser contaminado pelo vírus. O convívio social é muito importante para o tratamento, por que aumenta a auto-estima e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor de si.

A Aids é considerada um dos maiores problemas médicos da atualidade pelo seu caráter pandêmico e sua gravidade. Há alguns anos, ser diagnosticado com Aids significava sentença de morte. Hoje, ser soropositivo e viver com qualidade de vida é mais que possível. Basta seguir as recomendações médicas e tomar os medicamentos indicados.