Adidas

Adolph Dassler

adidas-siglasAdidas é uma junção de ‘ADI”, apelido de Adolph, e ‘DAS’ iniciais do sobrenome Dassler. Adolph Dassler, que começou produzindo sapatilhas com seu irmão Rudolf, na cozinha da casa de sua mãe, investiu na produção de calçados específicos para uso esportivo e em 1920 fundou a Adidas – uma das maiores empresas do mundo no setor de equipamentos desportivos. Ainda há quem acredite que o nome seja uma sigla para a frase ‘All Day I Dream About Sports’ (em inglês, Todos os dias eu sonho com esportes).

A empresa Gebrüder Dassler Schuhfabrik (Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler, em português), criada em sociedade pelos irmãos, prosperou e alcançou uma certa notoriedade no ramo. No entanto, em 1948, após uma série de disputas pessoais, Rudolf Dassler se afastou e fundou a principal concorrente da Adidas – a Puma. Adolph, por sua vez, seguiu com a Adidas e na busca por uma imagem que chamasse a atenção e que tornasse seus calçados conhecidos no mundo todo, o famoso design das três listras foi eternizado.

Com a morte de Adi Dassler, em 1978, seu filho Horst Dassler assumiu a empresa. Com a morte de Horst, em 1987, a Adidas passou por um momento de turbulência até que Bernad Tapie comprou e assumiu a presidência. Tapie não conseguiu pagar os juros do empréstimo que fizera para a aquisição da marca e, em 1993, Robert Louis-Dreyfus se tornou o novo presidente da empresa.