ABRAJI

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

ABRAJI é a sigla para Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, tampouco afiliações políticas ou partidárias, criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em compartilhar informações, dicas e experiências sobre reportagem essencialmente investigativa.

A associação, mantida pelos próprios membros, tem como missão organizar congressos, oficinas e seminários. Todos os eventos devem possuir um objetivo em comum: promover o desenvolvimento profissional dos jornalistas interessados no campo das reportagens investigativas. A Abraji também estimula o relacionamento e a troca de experiências entre profissionais do jornalismo, edita livros sobre o tema e atua de acordo com o direito de acesso a informações públicas.

A iniciativa surgiu após a realização do seminário “Jornalismo Investigativo: Ética, Técnicas e Perigos”. O evento, organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, instigou os jornalistas brasileiros a pensarem juntos numa instituição semelhante à IRE (Investigative Reporters & Editors). Surgia então a ABRAJI.