VLT

Veículo Leve sobre Trilhos

VLT é a sigla para Veículo Leve sobre Trilhos, também conhecido como Metrô Leve, Metrô de Superfície ou ainda Light Rail. Trata-se de um pequeno trem urbano, normalmente movido a eletricidade, da qual a estrutura possibilita a adequação ao meio urbano existente, o que representa uma alternativa sustentável de mobilidade.

Em geral, os VLTs geram menos poluição do ar e sonora, alcançam uma velocidade média de 80 km/h e são bem mais fácies de serem evacuados em casos de emergência. A infraestrutura desses veículos é tipicamente mais leve do que a de trens convencionais e metrôs. Quanto ao seu sistema, estes podem ser alimentados por diesel, eletricidade ou até mesmo biocombustíveis alternativos. É comum que os VLTs circulem em regiões centrais das cidades, dividindo o espaço com o restante do tráfego ou independentes por meio de plataformas e estações.

Dentre as principais vantagens, o destaque é o baixo impacto ambiental, em relação aos demais meios de transporte. Os VLTs independem de combustíveis fósseis para funcionar e a implantação custa menos que um trem ou metrô.