REUNI

Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

REUNI é a sigla para (Plano) de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Trata-se de um programa do Governo Federal que propõe a integração de todas as universidades federais a uma posição única de administração, além de ampliar a mobilidade estudantil, com a implantação de sistemas de títulos e regimes curriculares que possibilitem a criação de itinerários de formação, mediante a valia de créditos e a circulação de acadêmicos entre as instituições, programas de educação superior e cursos.

A meta do programa é dobrar, em dez anos, o número de alunos matriculados em cursos de graduação (a partir de 2008), elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos presenciais para 90%, alcançar a proporção de 18 alunos para cada professor e oportunizar o ingresso de 680 mil alunos a mais nos cursos de ensino superior.

Para atingir o objetivo, todas as universidades federais adotaram o REUNI e apresentaram ao MEC planos de reestruturação, conforme as orientações do programa. Além do aumento das vagas, as ações preveem medidas como o aumento do número de alunos por professor, a abertura ou ampliação de cursos noturnos, a flexibilização de currículos, ocupação das vagas ociosas, a redução do custo por aluno e o combate à evasão.