PIB

Produto Interno Bruto

PIB é a sigla de Produto Interno Bruto. Trata-se de uma medida do valor (soma em valores monetários) dos bens e serviços que o país produz num determinado período, na agropecuária, indústria e serviços. É o principal medidor do crescimento econômico de uma cidade, um estado, um país ou mesmo um bloco econômico. Representa um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo. Na contagem do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais, excluindo da soma todos os bens de consumo de intermediário.

A fórmula para o cálculo é a seguinte: consumo privado + gastos do governo + investimentos totais feitos na região + exportações e importações. É mensurado a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo familiar, investimentos empresariais e a balança comercial. Também entram no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.

O Produto Interno Bruto per capita (por pessoa) mede quanto, do montante produzido, ‘cabe’ a cada brasileiro se todos tivessem partes iguais. Apesar de não ser um dado ‘definitivo’ (exato), o valor total tende a ser proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano. Quanto maior o PIB per capita, maior o IDH.