PDT

Partido Democrático Trabalhista

PDT” é a sigla para o “Partido Democrático Trabalhista”. Fundado por políticos e intelectuais brasileiros no final da década de 1970, logo após o início do processo de abertura política do regime militar, o PDT é um partido político brasileiro de centro-esquerda a esquerda e de ideologia trabalhista. 12 é o seu número eleitoral.
Com mais de 1,2 milhões de filiados, o PDT é o o quinto maior partido do país, segundo dados do TSE. Os irmãos Ciro Gomes e Cid Gomes, Dagoberto Nogueira Filho em Mato Grosso do Sul; André Figueiredo, do Ceará; Manato, do Espírito Santo; Gustavo Fruet, do Paraná; Netinho de Paula, de São Paulo; Carlos Lupi e Brizola Neto, do Rio de Janeiro e José Fortunati, Pompeo de Mattos e Vieira da Cunha, do Rio Grande do Sul são as novas lideranças do partido que se destacam.
Após o falecimento de Leonel Brizola, seu principal líder e fundador, os seguintes anos do PDT caracterizaram-se pela busca de um novo posicionamento político e ideológico. Os que reivindicam uma visão mais pragmática e conservadora da atividade política e os que continuam a defender os princípios trabalhistas e socialistas norteadores da elaboração da Carta de Lisboa (dotados de um posicionamento mais à esquerda que o próprio PT, partido atual da presidente Dilma Rousseff, que ajudou a fundar o PDT) ainda há uma divisão. Em geral, esses primeiros são políticos que já foram filiados a outros partidos.