FPS

Fator de Proteção Solar

FPS é a sigla de Fator de Proteção Solar. Trata-se de uma medida criada por laboratórios, que tem o objetivo de indicar a eficácia dos filtros solares, ou seja, o quanto os protetores e bloqueadores solares protegem a pele dos indivíduos.

Para avaliar a FPS, são utilizados alguns fatores essenciais, como o tipo de pele do usuário, a quantidade que é aplicada e a frequência, as atividades realizadas (protetor para usar na praia e para usar rotineiramente) e para qual área do corpo (o rosto tende a ter um FPS muito mais alto).

Quanto mais alto o valor do FPS, maior será a proteção que o filtro solar oferece contra os raios UV-B (radiação ultravioleta, que pode causar desde queimaduras a até mesmo câncer de pele). O FPS também tem o poder de indicar o tempo que a pessoa pode se expor ao sol usando o protetor solar, e quando ela deve aplicar sobre a pele novamente.

Para escolher o FPS ideal, o indivíduo deve ter em mente que, quanto mais clara for a sua pele, mais alto deve ser o fator de proteção. O FPS 15, por exemplo, filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, já o fator 30 evita 96,7%.

First Person Shooter

FPS é a sigla para “first person shooter” ou, traduzindo para o português literal, “atirador em primeira pessoa”. É um estilo de jogo de computador ou videogame no qual se enxerga apenas o ponto de vista do personagem principal, colocando o personagem e o jogador na mesma posição de observador.

Inicialmente jogos como simuladores de voo também eram considerados “tiro em primeira pessoa”, mas a nomenclatura passou a designar jogos em que se controla um personagem livremente pelo cenário, carregando armas de fogo. O gênero começou a se definir quando os gráficos em 3D se aperfeiçoavam e os primeiros jogos com tais características começaram a surgir no mercado a partir de 1980.

Um dos FPS que ganhou maior fama entre os jogadores foi Counter-Strike. Este título começou por ser apenas uma modificação de outro jogo da Valve, tornou-se rapidamente um dos FPS mais conhecidos, havendo ainda hoje competições das versões mais antigas.

Atualmente, jogos de tiro em primeira pessoa se tornaram um gênero produtivo e lucrativo para produtores quebrando recordes de faturamento.