DVD

Digital Versatile Disc

DVD é a sigla de Digital Versatile Disc – Disco Digital Versátil, em tradução livre para o português. Trata-se de um disco com capacidade de gravar dados em um formato digital, uma versão ‘melhorada’ do CD, pois possui uma capacidade muito maior de armazenamento de dados e arquivos.

O DVD foi desenvolvido em 1995, como um substituto das fitas VHs. Os primeiros aparelhos de leitura surgiram no Japão, e o primeiro filme fora lançado nos Estados Unidos – Twister, no ano de 1996. No Brasil, o DVD só se popularizou em meados de 2003, com o barateamento dos reprodutores e o surgimento do mercado ‘pirata’.

A mídia tem a capacidade de armazenar cerca de 4,7 GB de dados (ou 120 min de áudio e vídeo), já o CD armazena no máximo 700 MB (ou 80 min de áudio). Existem dois tipos de DVD, os não regraváveis, que permitem apenas uma única gravação, e os regraváveis, que permitem apagar, acrescentar e regravar dados.

O DVD já tem dois substitutos, ambos com maior capacidade de armazenamento e melhor qualidade de som e imagem: HD DVD (pode gravar até 30 GB) e o Blu-ray (grava até 50 GB).