AC/DC

Alternating Current/Direct Current

AC/DC é a sigla para Alternating Current/Direct Current – corrente alternada/corrente contínua, em tradução livre para o português. Trata-se de dois sistemas que coordenam o fluxo de elétrons dentro de um circuito elétrico.

A principal diferença entre os sistemas é, basicamente, o sentido que cada corrente assume. Uma corrente elétrica, ou melhor, um fluxo de elétrons (partículas que carregam energia) é algo similar a uma água que circula dentro de uma mangueira – se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua; se eles mudam de direção constantemente, trata-se de uma corrente alternada.

AC/DC (banda)

Em 1973, os irmãos Angus e Malcolm Young formaram uma banda e adotaram a sigla como nome para a mesma. A sugestão veio da irmã caçula da família Young, Margaret, que leu a expressão num aspirador de pó. No entender dos membros da banda o termo tinha algo a ver com eletricidade, no entanto, os jovens não sabiam que ‘AC/DC’ também servia para designar pessoas bissexuais.

O AC/DC passou por inúmeras mudanças de formação ao longo da carreira. A banda figura em 4º na lista da VH1 dos ‘100 Maiores Artistas de Hard Rock’, em 7º na lista da MTV de ‘Maiores Bandas de Heavy Metal de Todos os Tempos’ e em 72º na lista dos ‘100 Maiores Artistas de Todos os Tempos’ da revista Rolling Stone. Quanto aos números de vendas, os australianos já venderam mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo – mais de 70 milhões somente nos EUA. Back In Black, álbum mais famoso do grupo, já vendeu cerca de 50 milhões de cópias e alcançou o status de 2º mais vendido de todos os tempos.

Atualmente o AC/DC segue na ativa e continua sendo considerada uma das maiores bandas do rock and rool.